• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

CIC e CCRS: 1º dia marca abertura de discussões sobre inovação tecnológica e futuro contábil

O Dia Nacional da Inovação, comemorado nesta terça-feira (19), marca a abertura da 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC)

O Dia Nacional da Inovação, comemorado nesta terça-feira (19), marca a abertura da 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e da 18ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CCRS). Os eventos, dois dos mais importantes para a classe contábil brasileira e latino-americana, serão repletos de palestras sobre os avanços tecnológicos, científicos e intelectuais do mundo e como eles se relacionam à contabilidade. A programação acontece de forma híbrida, on-line, pela plataforma cic-ccrs.com, e presencialmente, na faculdade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), até o dia 21 de outubro.

“Criatividade e as Novas Tecnologias”, por exemplo, é o primeiro tema a ser abordado na CIC e na CCRS, durante a palestra magistral com o especialista em inteligência customizada e transformação digital, Tony Ventura. Em seguida, “Inovações Tecnológicas e Compliance Tributário” ganham destaque na apresentação do professor e auditor Edgar Madruga, assim como “Negócios de Impacto Positivo – Sistema ‘B’”, pelo multiempresário Paulo Cruz Filho.

O evento também propões discussões relacionadas ao futuro dos profissionais da contabilidade, com as palestras “Cenário Político-Econômico. Como Planejar 2022?”, da doutora em economia aplicada Patrícia Palermo; “Como Proteger seu Patrimônio em Momentos de Adversidade”, com os especialistas em finanças Fernando Ferreira e Felipe Macedo; e “Futurar para Faturar”, com a Presidente da Five Years From Now®, Beia Carvalho.

Além disso, haverá um debate sobre “A Importância da Tecnologia para o Desenvolvimento da Profissão Contábil”, com os presidentes Alan Johnson (da Federação Internacional de Contadores – em inglês, Ifac); Maria Clara Bugarim (da Associação Interamericana de Contabilidade – AIC); Philippe Arraou (do Comitê de Integração Latino Europa-América – Cilea); e Jorge José Gil (do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera –– Glenif). Para fechar os trabalhos do primeiro dia, haverá a palestra magistral “Empreender, Investir, Decidir: Alternativas para Fazer seu Dinheiro Render”, com a CEO da Atom Participações, (ATOM3), Carol Paiffer.

Prêmio

A CIC e a CCRS, em seu primeiro dia, também serão palcos da entrega do prêmio “Produção Intelectual Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim”. A ação tem por objetivo estimular a produção acadêmica – teórica e/ou empírica – de professor, de pesquisador e de discente que estejam vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Em sua primeira edição, os trabalhos submetidos ao concurso são da área de Contabilidade e Desenvolvimento Sustentável das Organizações; Educação Contábil e Cidadania; Informação Contábil e Democracia; Inovação na Evolução da Contabilidade.

Veja a programação do dia 19/10:

8h30 às 9h30 – Apresentação Artística

9h30 às 11h – Solenidade de Abertura da CIC e CCRS

11h às 12h – Palestra Magistral: Criatividade e as Novas Tecnologias
Local: Salão Atos

Palestrante: Tony Ventura | Especialista em Novas Tecnologias

Palestrante e mentor nas áreas de inteligência customizada e transformação digital.

14 às 15h – Palestra: Inovações Tecnológicas e Compliance Tributário

Palestrante: Edgar Madruga

Professor, auditor e administrador e coautor dos livros: Sped e Sistemas de Informação e Contabilidade e Gestão de Tributo.

14h às 15h – Palestra: Negócios de Impacto Positivo – Sistema "B"

Palestrante: Paulo Cruz Filho

Multiempresário e Cofounded & Soul of Flowing da We.Flow – Together for a Better World, e

Presidente do Comitê de ESG do World Trade Center Brasil Sul.

15h às 16h – Cenário Político-Econômico. Como Planejar 2022?

Palestrante: Patrícia Palermo

Mestre e Doutora em Economia Aplicada. Economista-Chefe do Sistema Fecomércio – RS/SESC/SENAC.

15h às 16h – Painel: Como Proteger seu Patrimônio em Momentos de Adversidade

Painelista: Fernando Ferreira

Formado em administração é o estrategista-chefe na XP Investimentos. Foi considerado um dos melhores analistas de ações do mundo pela revista Institutional Investor por vários anos seguidos.

Painelista: Felipe Macedo

Em choques financeiros inesperados, é preciso readaptar os investimentos à nova realidade para isso não significar enormes perdas para o seu patrimônio. Ter cautela e se proteger em tempos de incerteza é necessário. É possível proteger seu patrimônio através do uso correto de seguros e gestão financeira.

16h às 16h30 – Solenidade de entrega do Prêmio FBC Maria Clara Cavalcante Bugarim

16h30 às 17h30 – Palestra: Futurar para Faturar

Palestrante: Beia Carvalho

Presidente da Five Years From Now®, premiada com 4 leões em Cannes, faz parte do Programa Mundial de Influencer Marketing SAP e London Futurists.

16h30 às 17h30 – Painel: A Importância da Tecnologia para o Desenvolvimento da Profissão Contábil

Painelista: Alan Johnson | Presidente da Ifac

Maria Clara Bugarim | Presidente da AIC

Philippe Arraou | Presidente do Cilea

Jorge José Gil | Presidente do Glenif

17h30 às 18h30 – Palestra Magistral: Empreender, Investir, Decidir: Alternativas para Fazer seu Dinheiro Render

Palestrante: Carol Paiffer

CEO da ATOM – Vida de Trader, investidora anjo do Shark Tank Brasil e sócia-fundadora do Instituto Êxito.

Clique aqui para ver a programação completa.