• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Impostos: conscientização é o caminho

O pagamento de tributos não é uma particularidade brasileira

 O pagamento de tributos não é uma particularidade brasileira. Pelo contrário, a cobrança de impostos é uma ferramenta utilizada pelos governos do mundo inteiro há centenas de anos para viabilizar a administração pública dos serviços oferecidos à população. O que se debate, no nosso País, é a qualidade da contrapartida dos valores bilionários que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

A ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, uma das cinco entidades preferidas de acordo com a pesquisa Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio e Qualidata, vem desenvolvendo um trabalho dedicado à essa questão tributária, direcionando seus esforços à conscientização das pessoas. Acreditamos que, quem conhece os impostos que paga, sabe os direitos que tem. Há dez anos, a ACI desenvolve um projeto que busca esclarecer junto à comunidade a importância de todo o cidadão ter direito ao retorno dos impostos pagos. É o Dia da Consciência Tributária, tradicionalmente simbolizado na última semana do mês de maio, por totalizar o número de dias que o brasileiro trabalha para pagar os inúmeros impostos no País.

Teoricamente, somente a partir desta data, ele estará trabalhando para seu rendimento econômico próprio. Por isso, também estamos reforçando este trabalho de conscientização junto às escolas, por meio de palestras e de um concurso de redação. Em nossa sede, teremos a exposição Feirão do Imposto, mostrando diversos produtos com seu preço de venda e o valor que representa em impostos. Também estamos convidando pessoas de todas as idades a enviarem um vídeo, de própria autoria, expondo em até 90 segundos, a resposta para a pergunta: Afinal, para que servem os impostos?

Precisamos, definitivamente, buscar a conscientização de jovens e adultos para essa questão dos tributos. Somente assim teremos força para buscar alterações substanciais no atual sistema, que é extremamente prejudicial para o desenvolvimento do País, e que impede a classe empresarial de competir em melhores condições no mercado internacional.

Presidente da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha