• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Atrasados podem declarar a partir de hoje, mas vão pagar multa

Um total de 26.883.633 contribuintes enviou a declaração este ano, número um pouco abaixo da estimativa da Receita

A Receita Federal reabre nesta sexta (2) o sistema para envio de declarações do Imposto de Renda  para os contribuintes que não entregaram o formulário no prazo, que terminou na última quarta-feira, dia 30. Um total de 26.883.633 contribuintes enviou a declaração este ano, número um pouco abaixo da estimativa da Receita, que esperava receber 27 milhões de formulários.

Quem não enviou o documento dentro do prazo vai ter que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, ou 1% do imposto devido por mês de atraso. A multa pode atingir o valor máximo de 20% do total de imposto devido. O programa gerador de declarações ficou fora do ar ontem, mas volta a funcionar às 8h de hoje, na página da Receita Federal na internet.

Quem já havia baixado o aplicativo no computador não terá que instalar novamente o programa, pois ele já está atualizado para cálculo da multa e para impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso. O envio de declarações atrasadas não poderá ser feito por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, porque os aplicativos não permitem o preenchimento de declarações retificadoras nessa plataforma.

O pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 começará em junho e será feito mensalmente em sete lotes. No primeiro lote, que será liberado em 16 de junho, terão prioridade maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 15 de dezembro.

É possível receber a informação sobre a data do pagamento da restituição por meio de SMS. Para isso, o contribuinte deve cadastrar dados e número de telefone celular na página da Receita Federal na internet, na área de restituições.