• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

IGP-DI reduz alta em fevereiro para 0,53%, indica a FGV

O resultado do indicador na leitura mensal ficou acima do teto das estimativas do mercado financeiro, que estimavam desde um avanço de 0,19% a uma alta de 0,50%, com mediana de 0,40%

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,53% em fevereiro, após subir 0,67% em janeiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 6. Com isso, o índice acumula altas de 1,21% no ano e de 3,74% em 12 meses.

O resultado do indicador na leitura mensal ficou acima do teto das estimativas do mercado financeiro, que estimavam desde um avanço de 0,19% a uma alta de 0,50%, com mediana de 0,40%, de acordo com as instituições ouvidas pelo AE Projeções

A FGV informou ainda o resultado dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 0,41% no mês passado, após avançar 0,23% em janeiro. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, cresceu 0,97% em fevereiro, em comparação à alta de 1,73% no mês anterior. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,31%, contra avanço de 0,92%, na mesma base de comparação.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de fevereiro subiu 0,73%, taxa menor do que a registrada no núcleo anterior, de 0,79%, referente a janeiro. A informação foi divulgada há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumula altas de 1,52% no ano e de 6,57% em 12 meses.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de fevereiro foi do dia 1º ao dia 28 do mês passado. O IGP-M de fevereiro, que havia captado preços do dia 21 de janeiro ao dia 20 do mês de referência, apresentou alta de 0,27%.