• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como declarar no IR FGTS usado para amortizar financiamento?

Imóveis: valor amortizado em 2015 deve ser acrescido ao custo do imóvel informado na declaração anterior

O valor das parcelas pagas pelo financiamento durante o ano de 2015 deve ser acrescido ao valor do imóvel declarado no ano anterior. Para informar o valor exato, solicite à Caixa o extrato do financiamento para fins de Imposto de Renda.

Com as informações em mãos, atualize o valor na ficha de "Bens e Direitos", onde seu imóvel deve estar declarado. No campo "Situação em 31/12/14" repita o valor do imóvel informado na declaração anterior. O valor declarado em "Situação em 31/12/2015" deve ser a soma entre: o valor do imóvel em 31/12/2014, as parcelas pagas em 2015 e o valor abatido com os recursos do FGTS.

Como os recursos sacados do FGTS tratam-se de rendimentos isentos de Imposto de Renda, eles devem ser informados na ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis", na linha "03. Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS".

No caso do FGTS, a fonte pagadora a ser informada é a Caixa Econômica Federal.

*Rodrigo Paixão e Thiago Mirales são sócios na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.