• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como fazer uma Declaração Final de Espólio?

Computador: Declaração Final de Espólio é feita no mesmo programa da Declaração de IR convencional

Dúvida do internauta: Minha mãe, que era casada em comunhão total de bens com meu pai, faleceu em dezembro de 2014 e era dependente do meu pai no Imposto de Renda. Foi realizado o seu inventário, cuja decisão judicial de partilha saiu em maio de 2015, ficando meu pai como meeiro e, naturalmente, eu e meus irmãos como herdeiros. Nesse caso, teremos que fazer a Declaração Final de Espólio de minha mãe? Quem deve realizar a declaração? Ela funciona como uma Declaração de IR normal?

Resposta da equipe de tributos diretos da Thomson Reuters*:

Sim. A Declaração Final de Espólio deve ser apresentada por meio do programa IRPF 2016 e ela é diferente da declaração normal. O inventariante será o responsável pelo preenchimento e pela sua transmissão à Receita Federal.

Quando o programa IRPF 2016 for aberto, deverá ser selecionada a Declaração Final de Espólio e informado o nome e CPF da sua mãe. Na ficha “Espólio” são informados os dados do inventariante (nome, CPF e endereço), a data do óbito, as informações do cônjuge e os dados da decisão judicial (nº do processo, identificação da vara cível, comarca, UF, data da decisão judicial da partilha e do trânsito em julgado da decisão judicial da partilha).

Na ficha “Herdeiros/Meeiro” devem ser relacionados o CPF e os nomes dos herdeiros (o seu e dos seus irmãos) e do meeiro (seu pai).

Na ficha “Bens e Direitos” deverão ser informados todos os bens da sua mãe e o percentual destinado a cada um dos herdeiros e do meeiro (existe uma ficha auxiliar para relacioná-los com o percentual).

A transferência do bem poderá ser feita pelo valor que ele era informado na declaração do seu pai ou pelo valor de mercado. Optando pelo valor de mercado, a diferença entre o valor pelo qual ele era declarado e o valor atualizado constitui ganho de capital, tributável à alíquota de 15%. Nesse caso, o programa Ganho de Capital 2015 deve ser preenchido e os dados devem ser exportados para a Declaração Final de Espólio.

*Thomson Reuters é o provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais. O papel central da empresa é combinar o conteúdo relevante, a tecnologia e o conhecimento humano necessários para que os principais tomadores de decisões encontrem respostas confiáveis que respaldem suas decisões mais importantes.