• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

DeSTDA e suas prorrogações

A entrega da DeSTDA, foi prorrogada mais uma vez. O novo prazo é até dia 20 de agosto de 2016, para as informações dos meses de janeiro a junho deste ano.

A entrega da DeSTDA, foi prorrogada mais uma vez. O novo prazo é até dia 20 de agosto de 2016, para as informações dos meses de janeiro a junho deste ano.

A DeSTDA é uma Declaração mensal sobre Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação Tributária, criada pela CONFAZ e exigida para as empresas optantes do Simples Nacional, com exceção do MEI.

Motivo das prorrogações

A primeira entrega estava prevista para o dia 22 de fevereiro deste ano, sendo que foi criada para ser entregue até o dia 20 do mês subsequente do período de apuração, valendo a partir de janeiro de 2016. Entretanto, as empresas não estavam preparadas para nova obrigação. E ainda, o aplicativo SEDIF- SN (Sistema Eletrônico de Documentos e Informações Fiscais do Simples Nacional), que deve ser preenchido para cumprir com esta, não foi liberado aos contribuintes em tempo.

A publicação do Ajuste SINIEF 7/2016 com a prorrogação do prazo de entrega, veio a calhar, pois em alguns Estados a entrega da declaração tem ocorrido falhas para a transmissão da mesma. O fisco ainda nada divulgou sobre esses erros, as empresas devem contatar a Secretaria da Fazenda do Estado para solucionar as falhas.

Para os Estados onde as entregas da declaração estão ocorrendo normalmente, o melhor a se de fazer é manter a entrega mensal da obrigação. Evitando o acúmulo de obrigações e as sanções pela não entrega.