• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A grande novidade, Simples Internacional

O projeto do Simples Internacional, não é algo tão novo assim. Em 2014, houve um encontro da OEA com 30 países, para discutir a internacionalização das Micro, Médias e Pequenas Empresas.

O projeto do Simples Internacional, não é algo tão novo assim. Em 2014, houve um encontro da OEA com 30 países, para discutir a internacionalização das Micro, Médias e Pequenas Empresas.

O então Presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, que em 2014 era Ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, já estudava a criação de um Simples Internacional para auxiliar empresas de pequeno porte a acessar o mercado internacional. Hoje, este projeto está sendo desenvolvido em conjunto com o Sebrae, Ministério de Relações Exteriores, contando ainda com a ajuda da Receita Federal, da Confederação Nacional da Indústria e outros órgãos.

O projeto surgiu de uma lacuna no Simples Nacional, onde se apresenta a figura do operador logístico internacional, o que deixa uma grande brecha para o mercado internacional. Essa brecha, ajudaria na entrada de operadores logísticos que tem interesse de atender com serviço personalizado as micro e pequenas empresas. Essa é a grande dificuldade dos pequenos empresários, eles muitas vezes não conseguem fechar um contêiner por encomenda, com a ajuda dos operadores logísticos teriam seus custos reduzidos pelo Simples Internacional, isso se tornaria muito mais fácil e atrativo.

Os pontos principais do projeto abrangem a desburocratização dos procedimentos de exportação, da logística e dos meios de pagamento, simplificação das tarifas, criação de um ambiente de negócios entre países estrangeiros e das empresas brasileiras.

A ideia é criar um tratado de livre comércio para os empresários de pequeno porte. Esse tratado caminharia para grandes acordos bilaterais, beneficiando a todos.

Além disso, um parâmetro deve ser criado para equiparar as micro e pequenas empresas nacionais com os parâmetros dos negócios internacionais. Os moldes a serem seguidos serão o do Mercosul, que define como Microempresa quem possui um faturamento anual de US$ 400 mil e emprega 10 funcionários. Já as Pequenas empresas, podem ter de 11 a 40 funcionários, com US$ 3,5 milhões de faturamento ano.

De acordo com Afif, o Simples Internacional, aumentaria o número de micro e pequenas empresas exportadoras. Destacando que pretende reduzir os custos e o tempo de operações das relações bilaterais. “Um dos nossos grandes desafios será romper as barreiras aduaneiras. Hoje sabemos que vender pela web é fácil. O problema é conseguir entregar”, declarou.

O primeiro parceiro do Simples Internacional, seria a Argentina pelo porte, proximidade territorial, bom mercado e estrutura empresarial. Segundo o desejo do Presidente Interino Michel Temer, este projeto será lançado numa viagem à Argentina, logo após o julgamento do Impeachment da Presidente Dilma Rouseff.

Com o bom andamento do Simples Internacional, o projeto será ampliado para o Mercosul e mais a frente para o mercado africano. Para isso, o grupo de trabalho do Simples Internacional deve concluir a proposta até o fim deste mês.