• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Corrigir pendências na declaração pode facilitar a libração da restituição do IR

Contribuintes pessoas físicas devem verificar o extrato da declaração do IR no site da Receita Federal para receber a restituição

Os contribuintes pessoas físicas com Imposto de Renda (IR) retido e que ainda não receberam a restituição do IR devem verificar o extrato da sua declaração junto a Receita Federal para saber se foram identificadas inconsistências durante o processamento dos dados. Com a verificação é possível identificar erros e enviar uma declaração retificando as informações e facilitando a liberação da restituição ainda este ano.

Para ter acesso ao documento, o contribuinte deve acessar o site do Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC), na página da Receita Federal. Caso identifique algum problema no documento enviado anteriormente, recomenda-se que o contribuinte faça uma declaração retificadora para sair da malha fina.

Até o fim desse ano, estão programados apenas mais dois lotes regulares de restituição do IR da pessoa física: em novembro e o último no mês de dezembro. Como todos os anos, foram programados sete lotes regulares, sendo que o quinto [http://goo.gl/gYnXNm ] foi liberado na última segunda-feira (17). Segundo a Receita Federal, no quarto lote estão 2.106.171 contribuintes, o que totaliza R$ 2,5 bilhões em restituições programadas. Se o valor não for creditado na conta-corrente informada no envio do imposto de renda, o contrubuinte pode ir pessoalmente a qualquer agência do Bando do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O contribuinte que não for incluído nos próximos dois lotes terá que esperar os lotes residuais da restituição do imposto de anos anteriores, que deverão ser liberados a partir de janeiro.

Para ter acesso ao e-CAC é necessário ter o código de acesso. Caso contrário, o contribuinte deverá criar um [http://goo.gl/nhBDwy ] na página da Receita onde está localizado o Serviço Virtual de Atendimento.

Além de poder verificar a declaração por meio do computador pessoal e verificar se a restituição do IR já está disponível, a Receita disponibiliza aos contribuintes um aplicativo [http://goo.gl/uB9txJ ] destinado a dispositivos móveis como tablets e smartfones. Esses aplicativos permitem, entre outras funcionalidades, verificar as pendências da declaração, além de um trazer guia com diversas questões sobre o imposto de renda. Também Está disponível, na TV Receita, um vídeo que mostra o passo-a-passo da pesquisa da situação fiscal por meio da internet.