• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Afastamento temporário passa a ser calculado de forma automática pelo eSocial

A Receita Federal divulgou, nesta sexta-feira (16), uma nova funcionalidade do eSocial

Empregador deverá informar a data e o motivo do afastamento para que os cálculos do FGTS e da Previdência sejam realizados na guia de contribuições

A Receita Federal divulgou, nesta sexta-feira (16), uma nova funcionalidade do eSocial para calcular afastamentos temporários do empregado doméstico de forma automática. A função permite fazer o registro de licença-maternidade e auxílio-doença, por exemplo, e calcula os impactos do afastamento nas folhas de pagamento.

O empregador deverá informar no eSocial a data e o motivo do afastamento para que os cálculos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da Previdência Social sejam realizados automaticamente na guia de contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias do Simples Doméstico.

O recurso estará disponível a partir da competência de dezembro deste ano. Além do registro de afastamento e retorno do funcionário ao trabalho, o empregador poderá utilizar a funcionalidade para registrar outros tipos de saídas, inclusive as relacionadas à decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recirsos e processos judiciais.

A Receita Federal informou que o sistema passa a considerar os afastamentos no cálculo doe 13º salário, inclusive considerando parcelas a serem pagas pelo INSS. No momento do desligamento, o calculo da rescisão também levará em consideração as saídas temporárias, facilitando a tarefa do empregador na geração do Termo de Rescisão e da Guia de Pagamento do FGTS rescisório. Eventuais impactos no período aquisitivo de férias também serão automáticos.

eSocial

Criado em 2015 para unificar o envio de informações de empregados pelos seus empregadores, o sistema permite o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS. Foi um esforço conjunto dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal (CEF), INSS, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria da Receita Federal.

O Ministério do Planejamento também participa do projeto como uma gerência, assessorando as demais partes na equalização dos diversos interesses individuais. O eSocial surgiu para que a lei do Simples Doméstico fosse cumprida e para que fossem feitos os cadastros contratuais. Desde que o programa foi criado, mais de 1,25 milhão de trabalhadores domésticos já foram cadastrados.