• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Contabilidade: quais os programas e softwares mais utilizados por contadores?

Hoje, com a apertada rotina de trabalho, de manutenção do lar e de atenção aos filhos, a organização de contas, finanças e rendimentos passou a ser uma tarefa mais desgastante do que nunca para a maior parte das pessoas.

Fora isso, a grande maioria da população brasileira, independente de sua classe social e condições de vida, apresenta um déficit gigantesco no que diz respeito à educação financeira e à administração econômica.

Dentro deste contexto, a figura do contador e dos formandos na área de contabilidade é extremamente comum e requisitada na vida de uma parcela significativa da população.

Além disso, em um contexto de crise e recessão econômica, como o que vivemos neste período de pandemia, a atuação do contador e do especialista em finanças e economias é mais necessária do que nunca.

Contudo, como é a atuação destes profissionais em seu ambiente de trabalho? Como os contadores realizam os serviços que são requisitados pela sociedade?

Com este questionamento em mente, partiremos para uma análise de programas e softwares de computador que podem ser utilizados em trabalhos de conclusão de curso em contabilidade e por profissionais no seu dia-a-dia.

Inovações tecnológicas e sua influência na sociedade

Primeiramente, é essencial que seja analisado o contexto tecnológico em que vivemos atualmente. A sociedade é diariamente influenciada por ferramentas digitais, redes sociais e ferramentas de comunicação digital.

No entanto, esse quadro nem sempre foi assim, de maneira que há anos atrás, diversas profissões eram realizadas de outras maneiras, assim como a contabilidade.

Hoje não há mais a necessidade de se portar uma grande pasta com uma quantidade absurda de documentos confidenciais e informações, por exemplo, graças à existência do Google Drive e de outras ferramentas de armazenamento digital.

Este é apenas um dos possíveis exemplos de como as inovações tecnológicas impactam diretamente todos os setores da sociedade.

Portanto, há na vida do contador e de alunos de cursos de contabilidade diversas ferramentas digitais que podem facilitar e tornar mais prática a execução de seus serviços.

E como dito anteriormente, pensando nesse quadro de inovações, hoje serão analisad

Softwares úteis para a vida e para o dia-a-dia do contador

1. Notasoft

O Notasoft, de acordo com a redação do Jornal Contábil, é uma plataforma que oferece o serviço de emissão de NFe de maneira gratuita. Contudo, este programa é indicado para empresas que emitem uma quantidade pequena de notas fiscais, visto que a plataforma apresenta algumas limitações em questão de quantidade.

2. NFe.io

Diferentemente do Notasoft, O NFe.io é um software que permite que sejam criados bancos de dados de notas fiscais que foram emitidas e também possibilita o acompanhamento da evolução de vendas.

Ainda, o NFe.io possui algumas funcionalidades interessantes, como o cadastramento de várias empresas de maneira simultânea e a possibilidade de pessoas jurídicas realizarem consulta de dados direto na Receita Federal.

3. Domínio

O Domínio é um programa que, de acordo com o blog Eficiência Fiscal, traz diversas facilidades na hora do atendimento operacional a escritórios e empresas. Fora essa praticidade no atendimento, a plataforma também possui um sistema que integra o lançamento de notas fiscais.

Este sistema é capaz de controlar contas a pagar e receber, é capaz de administrar as retenções de inúmeras categorias, como PIS, ISS, INSS e a contribuição social de uma maneira geral.

Outro ponto positivo que muitos destacam em relação à plataforma é o oferecimento de amparo e suporte técnico por parte dos desenvolvedores do software.

4. Mastermaq

De acordo com a própria página da Mastermaq, ela é uma empresa que possui seu próprio software, o Mastermaq Software.

Esta empresa, através de seu software, oferece serviços de gestão para diferentes empresas e escritórios de contabilidade ao redor de todo o país.

Todas estas informações estão disponíveis na própria página da Mastermaq, assim como relatos de clientes que já trabalharam com a empresa, o que traz credibilidade e peso para a atuação da Mastermaq.

Alguns dos serviços que são oferecidos pela Mastermaq são:

  • Gestão de folha de pagamentos
  • Gestão tributária
  • Controle de patrimônio
  • Gestão fiscal
  • Gestão de contas
  • Experiência do cliente
  • Capacitação

Considerações finais

Além de seu uso no dia-a-dia de trabalho de contadores, empresas e escritórios de contabilidade, todos estes softwares e programas podem ser empregados em cursos e universidades.

Isso ocorre por duas razões principais: é necessário que os alunos formados na área de contabilidade já tenham alguma experiência prévia com o uso de programas e softwares utilizados por profissionais

E também para serem realizados projetos de pesquisa e trabalhos científicos com o uso e amparo destes programas de computador, cujo uso extrapolam o campo da contabilidade, podendo ser utilizados também nas mais variadas análises de dados.