• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Esclarecimentos sobre o eSocial pautaram Seminários Técnicos desta semana

Integrantes do grupo 4 do eSocial, os Municípios tiveram a oportunidade de participar e obter orientações sobre a implantação da plataforma on-line que unifica 15 obrigações trabalhistas e previdenciárias do poder público e das empresas privadas...

Integrantes do grupo 4 do eSocial, os Municípios tiveram a oportunidade de participar e obter orientações sobre a implantação da plataforma on-line que unifica 15 obrigações trabalhistas e previdenciárias do poder público e das empresas privadas. Ao longo desta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de novembro, os Seminários Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne os maiores especialistas no tema em evento virtual e presencial.

Representando o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o consultor João Luiz abriu os trabalhos. Ele fez questão de afirmar o objetivo do projeto de promover direcionamento aos gestores municipais sobre os desafios da administração local. As primeiras palestras foram mediadas pela técnica jurídica Ana Carla Teixeira que abriu a palavra à consultora Marice Fronchetti que explicou o que é o sistema. “O eSocial começou lá atrás, quando surgiu a nota fiscal eletrônica. Então, é uma construção muito rica e, no futuro, nós vamos agradecer”, disse Marice, que é contadora, administradora, advogada e diretora da empresa Proceconta. De acordo com ela, o maior impacto nos Municípios é resultado de problemas na implantação da fase um da ferramenta. Ao todo são quatro fases, e os Entes municipais finalizaram a dois — cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos.

A abertura do evento contou ainda com as participações de representantes das secretarias da Receita Federal do Brasil (RFB), Wolney Oliveira; e do Trabalho, João Paulo Machado. O primeiro painel contou com a especialista Laura Shwerz que introduziu as considerações iniciais do eSocial, abordando sua conceituação e seus objetivos. Além disso, foram apresentadas as mudanças trazidas com o eSocial e seu impacto em toda estrutura de pessoal nos Municípios. Em seguida, foram abordadas as ações prévias que os Municípios deverão realizar para se prepararem para a implantação do eSocial, como a conscientização, diagnóstico de sistemas, qualificação cadastral e tratamento dos dados dos Entes locais.

Conhecimentos técnicos
Ao abordar a parte mais técnica do sistema, no período da tarde do primeiro dia da programação, os painéis Eventos Iniciais e suas particularidades e Evitando erros com os eventos não periódicos trouxeram orientações minuciosas sobre os leiautes (forma que a plataforma do eSocial disponibilizará os eventos para registros, cadastros), com foco em explanações relacionadas aos eventos iniciais e a forma de categorizá-los. Além disso, foram debatidos os principais erros identificados nessa fase, bem como a forma de evitá-los.

Os painéis tiveram a colaborações dos representantes da Secretaria de Previdência Thomas Gomes, Órion Sávio e Laura Schwerz; da Secretaria do Trabalho Fernando Lisboa e Luiz Antônio; e dos especialistas em sistemas Nilton Viscardi e Nadia Baldissera. A abertura do segundo dia de programação contou novamente com a participação dos representantes das secretarias do Trabalho, Luiz Antônio e Fernando Lisboa, e da Previdência, Thomas Gomes, onde foram tratados os eventos periódicos da Folha de Pagamento, tais como, registros de folha de pagamento, conformidades tributárias e trabalhistas, desligamento e procedimentos para a correção da folha de pagamento. Foram abordados ainda os eventos de Benefícios Entes Públicos (RPPS) e pagos pelo Tesouro Municipal. Os participantes ainda tiveram espaço na programação para esclarecimentos de dúvidas com os painelistas.