• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Mudanças no CFOP tem ‘esquenta’ em 1º de junho; veja os detalhes

Talvez você já tenha ouvido falar que, a partir de 03 de abril de 2023, entrará em vigor mudanças no CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e no CST (Código de Situação Tributária) nos documentos fiscais.

Talvez você já tenha ouvido falar que, a partir de 03 de abril de 2023, entrará em vigor mudanças no CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) e no CST (Código de Situação Tributária) nos documentos fiscais. Mas, antes disso, em 1º de junho de 2022, haverá um ‘esquenta’ destas alterações, ou seja, uma pequena prévia. Então, é bom ficar ligado e já ir se preparando para 2023.

Aliás, não queremos dar spoiler, mas é preciso adiantar que, para 2023, a sua empresa terá que fazer um pente-fino na codificação dos produtos ou serviços para verificar em quais casos se aplicam as mudanças. Ou seja, já fica o alerta. “Mas e esta mudança de 1º de junho?”, você pode estar se perguntando.

Bom, como brincamos no começo, as mudanças de junho não possuem um volume expressivo, é só uma prévia mesmo. A IOB fez um levantamento e observou que há alteração em dez códigos, sendo a maioria por ajustes ortográficos ou gramaticais. E também foi observado que alguns códigos foram alterados para tornar a aplicação mais abrangente, mas sem adicionar nenhum código novo.

Um fato curioso é que, de acordo com o Ajuste Sinief nº 3/2022 publicado pelo Governo Federal, será extinto, a partir de junho, o CFOP 7.101 (Venda de produção do estabelecimento). Fato que entendemos ter sido um equívoco, portanto, fica a dica para consultar o Fisco sobre isso. E para você já ir se preparando para as mudanças, vamos falar um pouquinho mais de CFOP e CST e tirar algumas dúvidas que ainda podem estar por aí.

O que é CFOP?

Para facilitar o entendimento e ganhar espaço nas notas fiscais, foi criado um sistema de códigos numéricos que identificam a operação e a natureza da circulação de cada mercadoria ou serviço no documento fiscal: o CFOP.

Cada código possui quatro dígitos, sendo que cada dígito tem um significado diferente. Por exemplo, o primeiro dígito identifica se é uma nota fiscal de entrada ou de saída e, também, se a comercialização do produto ou serviço ocorreu no mesmo estado, em outro estado ou país. E os outros dígitos informam outros detalhes da operação.

O que é CST?

Na mesma linha do CFOP, o CST é um código que, geralmente, tem três dígitos, mas pode ter quatro dígitos quando envolver o CSOSN (Código de Situação da Operação do Simples Nacional). Ele serve para classificar o item e informar de onde veio e como será tributado, em referência ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O código mostra, por exemplo, se o produto é isento de ICMS ou se está sujeito à substituição tributária.

O primeiro dígito do CST indica a origem da mercadoria ou do serviço, com base em uma tabela chamada de “A”. O segundo e o terceiro dígitos indicam a tributação pelo ICMS, com base em outra tabela chamada de “B”.

Especial pode tirar mais dúvidas! Confira!

E aí, quer saber mais sobre as mudanças no CFOP e no CST? Não se preocupe, se você já é cliente do IOB Online, pode clicar aqui e conferir um especial completo e detalhado sobre o tema. Agora, se você ainda não é cliente, clique aqui e conheça o maior portal de conteúdo do mundo regulatório!