• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Você sabe o que é fabricado na ZFM?

Entenda aqui a importância da ZFM para o Brasil.

As empresas da ZFM são responsáveis pela fabricação de inúmeros produtos, de fitas adesivas a motocicletas.

A ZFM é um instrumento de diversas políticas públicas de Estado, voltadas à redução das desigualdades regionais, desenvolvimento regional, erradicação da pobreza e afirmação da soberania nacional sobre o vasto território da Amazônia.

A manutenção da ZFM visa a concretização dessas políticas. Enquanto existir, a ZFM continuará atraindo empresas para a região, movimentando a economia local e gerando empregos. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da região amazônica e para os demais objetivos traçados pela Constituição Federal.

Ao longo de mais de cinco décadas, a ZFM foi extremamente competente em atrair empresas dos mais variados setores da indústria.

A ZFM concentra um importante polo de fabricação de produtos de informática, que engloba a produção de aparelhos celulares, tablets, microcomputadores e suas partes e peças. De janeiro a setembro de 2021, esse setor foi responsável pelo faturamento de R$ 31,88 bilhões.

Além disso, as empresas da ZFM são responsáveis pela produção de motocicletas, aparelhos eletrônicos, brinquedos, materiais empregados na construção civil, ferramentas, fitas adesivas, produtos de higiene pessoal e inúmeros outros bens de consumo.

A ZFM concentra, também, um importante polo de produção de matérias-primas, em especial a indústria plástica, e produtos intermediários, fazendo parte da cadeia de suprimentos de milhares de empresas do Brasil.

Em 2021, o faturamento do Polo Industrial de Manaus foi de R$ 158,62 bilhões, superando o ano anterior, o maior até então.

É interessante notar que a ZFM não ficou parada no tempo, assim como não ficaram as empresas que dela fazem parte. Ao longo dos últimos anos, a ZFM foi extremamente competente em atrair indústrias de novos segmentos e estimular a diversificação daquelas empresas que já faziam parte do PIM.

A fabricação de produtos que antes não faziam parte das nossas vidas tem crescido bastante na ZFM nos últimos anos.

Hoje, é possível encontrar na ZFM empresas responsáveis, por exemplo, pela fabricação de bicicletas elétricas, motos elétricas e produtos relacionados à energia solar.

Por isso, manter e estimular o desenvolvimento da ZFM é extremamente importante para o Brasil.

Artigo por Jonathan Rodrigues - Advogado e sócio do escritório GRM Advogados, especialista em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.