• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Receita Federal alerta sobre um novo golpes envolvendo pedidos de empréstimo e IOF

Criminosos que passam por empresas de crédito condicionam liberação de dinheiro ao pagamento antecipado do IOF.

Novos golpes envolvendo empréstimos estão acontecendo. A Receita Federal emitiu um alerta sobre o caso, após receber vários relatos de vítimas.

Supostas empresas condicionaram a liberação dos empréstimos ao pagamento antecipado de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pelo cidadão.

No golpe, os criminosos oferecem inclusive documentos, como notificações e documentos de arrecadação falsos, induzindo o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro.

O Órgão recebeu relatos de cidadãos que pagaram supostas taxas ou IOF por meio de transferências via PIX para pessoas físicas.

A Receita afirma que trata-se de um golpe, já que não fornece dados para recolhimento de tributos ou taxas via transferência. O recolhimento do IOF, especificamente, é feito unicamente através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) que é pago pela instituição que fornece o crédito e não pelo contribuinte.

A Receita também esclarece que os servidores da Instituição não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento.

O que fazer se cair no golpe

Caso desconfie ser vítima de um golpe, a Receita Federal orienta que o cidadão procure imediatamente a autoridade policial, com todas as provas possíveis, para registrar um boletim de ocorrência.

Abaixo, seguem imagens disponibilizadas pela Receita de como o golpe está sendo aplicado: