• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como funciona a Junta Comercial?

Entenda como funciona Junta Comercial e quais tipos de empresas precisam fazer o registro nesse órgão administrativo.

A Junta Comercial é um órgão administrativo e sua principal função é fazer registros públicos de empresas. Assim, para que determinado negócio fique legal diante a lei, é necessário dar entrada na Junta Comercial para obter a inscrição no CNPJ.

Sendo assim, as Juntas são estaduais, ou seja, há diversas delas em cada estado brasileiro, todas regulamentadas pelo DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). Qual a principal função da Junta Comercial?

Primeiramente, a principal função da Junta é o registro público de uma empresa, que conta com um processo repleto de detalhes. Dessa forma, cabe a este órgão emitir um NIRE (Número de Identificação de Registro de Empresa), que é a base para a solicitação do CNPJ.

Mesmo após realizar o registro, é necessário que a empresa comunique a Junta em caso de mudança de dados e endereço ou inclusão e exclusão de sócios. Ademais, é através desse órgão que é feita a pesquisa de viabilidade de nomes, por isso é fundamental fazer o registro na Junta Comercial.

Além das funções já citadas, também cabe a Junta:

  • Checar se duas empresas são homônimas, isto é, têm nomes parecidos;
  • Confirmar o endereço e a sede da empresa para confirmar se há alguma restrição na área determinada;
  • Fornecer informações a respeito de outras empresas registradas, visando a transparência perante possíveis interessados.

Como consultar outras empresas?

Para consultar outras empresas na Junta Comercial, é só seguir os seguintes passos:

  • Acesse a Junta do seu estado;
  • Digite a razão social ou o NIRE;
  • Clique em “buscar”;
  • Aguarde as informações serem disponibilizadas.

Que tipo de empresa deve se registrar na Junta Comercial?

Primeiramente, é preciso destacar que o único tipo de empresa que não precisa fazer um registro público na Junta é o MEI (Microempreendedor Individual). Isso porque, a intenção é estimular o empreendedorismo por meio do programa MEI, para estimular o desenvolvimento econômico.

Portanto, o registro é obrigatório para os demais tipos de empresa.

Como fazer o registro?

Há duas situações para obter o registro, são elas:

  1. Firma individual

Nessa situação é preciso elaborar um requerimento de Firma Individual.

  1. Sociedade

No caso de sociedade, é necessário elaborar um Contrato Social.

Sendo assim, esse documento especifica as características da empresa como endereço, tipo de sociedade, nome dos sócios, razão social, objeto social e participação societária. Apesar de burocrático, esse requerimento pode ser acompanhado através do site da junta comercial.