• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Apesar de melhores condições que bancos, Pronampe não atende plenamente o mercado

Diante da crise econômica, o programa ainda é insuficiente para a Fenacon.

A concessão de crédito para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) trouxe ao mercado melhores condições do que as oferecidas pelas instituições bancárias.

Ainda assim, o programa não atende plenamente o setor, principalmente para enfrentar as condições atuais de crise econômica, de acordo com o diagnóstico da Fenacon.

“Se nós formos comparar o Pronampe de 2020, oferecido na pandemia, com esse que foi liberado agora, a diferença é bem sensível. Porque antes, nós tínhamos juros em torno de 3,5% ao ano, agora esses mesmos juros estão a 19,25%”, aponta o diretor legislativo da Fenacon, Diogo Chamun.

Chamun também cita que o empreendedor ainda lida com os efeitos da Selic, que aumentou no último dia 3 de agosto.

“Durante a pandemia, a Selic estava em um patamar muito baixo, o que fazia com que os juros girassem em torno de 3,5% ao ano no primeiro Pronampe. Agora, com a Selic a 13,75%, esses mesmos juros estão chegando a aproximadamente 20%”, observa.

O diretor aponta que, somando a Selic e os juros do Pronampe, a linha de crédito específica ao micro e pequeno empresário ainda acaba sendo vantajosa, já que os créditos disponíveis no mercado têm juros acima dos 30% ao ano.

Chamun conclui dizendo que o Pronampe é uma linha de crédito que acaba compensando ao empreendedor e, por ser extensa, disponível até 2024, estima-se que ela vai liberar entre R$ 30 a R$ 50 bilhões para o setor.

Com informações da BizNews