• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Diversidade, Equidade e Inclusão em escritórios de contabilidade

Entenda a importância da DEI nas organizações contábeis.

Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são elementos que se complementam, porém, é necessário destacar que são diferentes entre si. Assim, neste artigo, apresento a você o que cada um significa e os benefícios da promoção da DEI na cultura dos escritórios de contabilidade.

Falar de diversidade é falar de pessoas diversas que possuem suas características individuais. Cada pessoa é única e possui as suas próprias características pessoais, isso em relação a orientação afetiva, orientação sexual, identidade de gênero, idade, raça, etnia, classe, entre outras.

A equidade no local de trabalho significa que todas(os) colaboradoras(es) devem ser tratadas(os) de forma justa, e de modo que tenham oportunidades iguais.

A inclusão no local de trabalho refere-se à promoção de um ambiente acessível, adequado para todas(os) colaboradoras (es), capacitando-as(os) e incentivando-as(os) constantemente para que possam contribuir plenamente para o sucesso da organização e de suas carreiras.

Assim, destaca-se que a DEI se tornou um elemento crucial nas organizações, seja de pequeno, médio e grande porte, oriundas dos mais diversos segmentos. Muitos empregadores estão adotando a DEI em seus processos de recrutamento e seleção.

Ademais, faz-se necessário destacar que, para além desses processos inclusivos, é necessário haver ações empresariais em prol da promoção de um ambiente seguro e acolhedor aos colaboradores diversos.

E quais são os benefícios da DEI para as organizações?

De acordo com a Unisys (2022), a promoção da diversidade no local de trabalho contribui para maior produtividade e solução de problemas das empresas, maior inovação, melhor desempenho da organização, com maiores lucros.

Portanto, diante do exposto, observa-se os benefícios da inclusão de pessoas diversas nos escritórios de contabilidade, como por exemplo, a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), pessoas negras, com mais de 50 anos de idade, Travestis, Transexuais e Transgêneros, dentre tantas outras pessoas, com suas diversas características pessoais.

Assim, convido contadoras e contadores para se aprofundar nessa temática buscando promover a Diversidade, Equidade e Inclusão nos seus escritórios de contabilidade.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar!

Grande abraço.

Fonte: Unisys (2022)