• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conheça os 5 principais erros de Escrituração que podem gerar multa

A escrituração contábil é muito mais do que um registro burocrático de entradas e saídas financeiras. Ela reflete a saúde da empresa, orienta decisões estratégicas e garante o cumprimento das obrigações fiscais

A escrituração contábil é muito mais do que um registro burocrático de entradas e saídas financeiras. Ela reflete a saúde da empresa, orienta decisões estratégicas e garante o cumprimento das obrigações fiscais. Porém, mesmo pequenas falhas podem gerar consequências como multas e problemas com a Receita.

No dia a dia contábil, alguns erros acabam ocorrendo e entre eles alguns se repetem com mais frequência.

1. Lançamentos fora do prazo

O registro de operações fora do prazo acaba sendo um erro comum e que no fim gera inconsistências nos relatórios e aumenta a chance de problemas com o fisco. Por isso, é essencial estabelecer rotinas de escrituração periódicas.

2. Falta de comprovação documental

Cada lançamento contábil deve estar respaldado por documentos, como notas fiscais, recibos, contratos ou comprovantes. A falta desses itens podem gerar questionamentos da Receita, além de que em casos graves pode gerar multas.

3. Erros de classificação contábil

Classificar incorretamente receitas, despesas e custos prejudica a análise financeira e pode resultar em declarações fiscais equivocadas. A atualização constante do plano de contas e revisão dos lançamentos ajudam a evitar esse problema.

4. Omissão de receitas ou despesas

Deixar de registrar alguma receita ou despesa é um erro grave, que não apenas compromete os relatórios internos, mas pode gerar multas e autuações fiscais.

5. Erros de digitação

Erros que são aparentemente pequenos, como digitação incorreta ou arredondamento errado dos valores, podem gerar inconsistências nos relatórios.

A escrituração contábil não é apenas uma exigência legal, é um reflexo direto da organização, transparência e saúde financeira da empresa. Logo, evitar esses erros exige atenção aos detalhes e disciplina.