• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Receita confirma presunção reduzida de IRPJ e CSLL para clínicas médicas com estrutura empresarial e padrão da Anvisa

A RF confirmou que clínicas médicas organizadas sob a forma de sociedade empresária e em conformidade com normas da Anvisa podem aplicar percentuais reduzidos de presunção do IRPJ e da CSLL

A Receita Federal confirmou que clínicas médicas organizadas sob a forma de sociedade empresária e em conformidade com normas da Anvisa podem aplicar percentuais reduzidos de presunção do IRPJ e da CSLL no regime do lucro presumido.

De acordo com o entendimento da Receita, para fins de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), é permitido o uso do percentual de 8% sobre a receita bruta nos casos em que os serviços prestados se enquadrem nas atribuições da Resolução RDC nº 50/2002 da Anvisa. No entanto, estão excluídas desse benefício as simples consultas médicas.

Para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o percentual aplicável é de 12% da receita bruta, desde que os serviços prestados sejam hospitalares ou se enquadrem como auxílio diagnóstico e terapia, conforme também definido pela RDC nº 50. Os requisitos para o enquadramento nos percentuais favorecidos incluem a observância das normas sanitárias e a obtenção de alvará da vigilância sanitária local.

A Receita destaca que o benefício fiscal não se aplica a sociedades meramente civis ou compostas exclusivamente pelos próprios sócios prestando atendimento direto, sem organização empresarial. Nesses casos, a ausência de estrutura e de efetivo elemento empresarial afasta o direito à presunção reduzida.

O regime favorecido, segundo a solução, pode ser estendido a clínicas que utilizem estruturas de terceiros, desde que estas operem de fato e de direito como empresas e estejam submetidas às normas da Anvisa.

Caso os requisitos não sejam cumpridos, a legislação impõe a aplicação do percentual de 32% sobre a receita bruta, tanto para IRPJ quanto para CSLL, refletindo um aumento significativo na carga tributária dessas atividades.

Referência: Solução de Consulta Disit/SRRF04 nº 4051/2025

Faça aqui o download da Solução de Consulta: Solução de Consulta DisitSRRF04 nº 4051