• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

AGU lança portal eletrônico para regularização de dívidas

Principal objetivo é centralizar e agilizar o atendimento às empresas e pessoas físicas. Confira também outros destaques de Legislação

A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou o portal eletrônico Resolve Dívidas AGU. O principal objetivo da iniciativa é centralizar e agilizar o atendimento às empresas e pessoas físicas que têm dívidas em cobrança pela AGU.

Num primeiro momento, será possível regularizar débitos inscritos em dívida ativa com autarquias e fundações públicas federais, como multas e taxas, em cobrança pela Procuradoria-Geral Federal (PGF). Futuramente, o portal incluirá os débitos com a administração federal direta, em cobrança pela Procuradoria-Geral da União (PGU), como ressarcimentos ao erário e multas contratuais com ministérios.

Veja, a seguir, outros destaques de Legislação:

Simplificação do ICMS

O processo de simplificação tributária do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) chegou a um novo marco em Minas Gerais. Até setembro, 105 mil contribuintes foram dispensados da obrigatoriedade de entrega da Declaração de Apuração e Informações do ICMS (Dapi).

Para aderir à simplificação, os contribuintes devem fazer a opção por meio do módulo próprio do Sistema de Administração da Receita Estadual (Siare), que validará Dapi e Escrituração Fiscal Digital (EFD) dos últimos três períodos de apuração, a fim de verificar se estão escriturando corretamente. A SEF pretende, a médio prazo, dispensar cerca de 180 mil empresas da elaboração e transmissão mensal da Dapi”, afirma o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

Recuperação judicial da Credipatos

Decisão unânime de desembargadores da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que a Cooperativa de Crédito do Alto Paranaíba e Região Ltda (Sicoob Credipatos) se sujeite aos efeitos da recuperação judicial da Vitória Agronegócios Ltda e outros integrantes do Grupo Vitória.

Assim, a Sicoob Credipatos não terá prioridade no pagamento dos créditos e deve se submeter às regras de renegociação geral dos credores. Os desembargadores consideraram que os créditos não decorreram de “ato cooperativo”, com regras especiais, conforme argumentava a Credipatos, mas foram gerados em condições semelhantes às do mercado financeiro.

Acordos extrajudiciais

O Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) publicou o Regulamento de Arbitragem para Homologação de Transação Extrajudicial, com o objetivo de trazer mais segurança jurídica às partes envolvidas em acordos extrajudiciais. O novo regulamento consolida as regras para o procedimento arbitral homologatório, ao qual podem ser submetidas transações relacionadas a disputas contratuais existentes.

De acordo com o vice-presidente do CBMA, Antonio Cesar Siqueira, nos casos de resolução de conflitos, é comum que haja uma desconfiança mútua das partes sobre o cumprimento daquilo que está sendo transacionado.

Competição de arbitragem

Minas Gerais conta com 86 estudantes de direito das principais instituições de ensino do Estado na XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (CBAM). Realizado em São Paulo até este sábado (25), o evento visa fomentar o setor de arbitragem e incentivar a formação de futuros árbitros.