• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

eSocial se atualiza e traz ajustes finais. Confira!!

Confira os ajustes no sistema para manter a conformidade fiscal e evitar multas

Novo Manual de Orientação do eSocial (MOS) e Nota Orientativa S-1.3 são publicados, consolidando regras e preparando o sistema para assumir integralmente as informações da DIRF a partir de 2025.

O sistema eSocial segue em seu processo de modernização e consolidação. Conforme anunciado em 4 de novembro de 2025, foram publicados o novo Manual de Orientação do eSocial (MOS), em sua Versão S-1.3, e a Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025.

Essas publicações são fundamentais para orientar as empresas, os contadores e os desenvolvedores de software sobre as regras vigentes e as alterações mais recentes no envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Nova versão do MOS e seus ajustes

O Manual de Orientação do eSocial – Versão S-1.3 (consolidada até a Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025) incorpora uma série de ajustes técnicos e conceituais que visam simplificar o envio de dados e garantir maior precisão.

A Nota Orientativa S-1.3 nº 6/2025 detalha as alterações implementadas no Manual, fornecendo clareza sobre as adequações necessárias nos processos internos das empresas para manter a conformidade.

Embora as alterações específicas precisem ser consultadas no documento oficial, elas fazem parte do ciclo contínuo de aprimoramento do eSocial em resposta às necessidades do Fisco e do ambiente de negócios.

Consolidando a substituição da DIRF

O ponto central e estratégico dessas atualizações é o reforço na substituição de declarações acessórias. O Portal do eSocial destacou que essas publicações estão diretamente relacionadas à migração completa da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF).

Com a consolidação dos eventos do eSocial e da EFD-Reinf, as informações que antes eram prestadas anualmente na DIRF, referentes ao ano-base 2025, passam a ser enviadas de forma gradual e automática através dos módulos mensais e anuais do novo sistema.

Essa mudança representa um marco na simplificação tributária, integrando as obrigações fiscais e trabalhistas em um único ambiente e reduzindo o risco de divergências de dados entre as declarações acessórias.