• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Instrução Normativa atualiza regras do Contrata+Brasil e amplia o uso da plataforma de contratações públicas

Norma altera a IN nº 52/2025 e traz ajustes para garantir mais clareza, planejamento e controle no uso da plataforma

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, nesta quarta-feira (5/11), a Instrução Normativa nº 460/2025, que atualiza as regras do Contrata+Brasil, plataforma digital que facilita a conexão entre órgãos públicos e fornecedores para contratações públicas. A norma altera a IN nº 52/2025 e traz mudanças para ampliar as possibilidades de uso da plataforma bem como tornar os processos de contratação mais simples e seguros.

Uma das principais atualizações trazidas pela IN é que ela prepara o sistema para uma nova etapa do Contrata+Brasil. Atualmente voltado às contratações pela Lei n° 14.133, de 2021, a alteração na norma permitirá abranger outras legislações que envolvam compras públicas. Essa ampliação possibilitará, por exemplo, o uso da plataforma em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além da ampliação da abrangência de hipóteses de contratação, a norma também define que, nas etapas preparatórias das contratações, os órgãos públicos poderão optar por elaborar o próprio Estudo Técnico Preliminar (ETP) caso entendam que o documento disponibilizado pela Central de Compras do MGI não atende às necessidades específicas para determinada compra. O gestor público deve registrar, em processo interno, o ETP próprio ou a justificativa de uso do modelo previamente disponibilizado pela plataforma.

O objetivo da modificação é garantir a existência de planejamento nas contratações realizadas, característica estruturante da lei geral de licitações e contratos, além de propiciar mais segurança jurídica e efetividade, sem perder a agilidade que caracteriza o Contrata+Brasil. A atualização, fruto de diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU), deixa mais claro que os órgãos precisam realizar o planejamento das contratações, mas podem usar documentos elaborados de forma centralizada.

Novos procedimentos

As demais alterações trazidas pela IN aperfeiçoam o funcionamento da plataforma, como a comunicação obrigatória entre órgãos compradores e a Central de Compras em caso de irregularidades, a possibilidade de inverter fases do processo de seleção conforme o edital, a permissão para que micro e pequenos fornecedores regularizem sua situação fiscal após o envio da proposta e a opção de assinatura eletrônica de contratos dentro do próprio sistema ou fora dele.

Resultados

Criado em fevereiro de 2025, o Contrata+Brasil já reúne mais de mil órgãos públicos e 5,7 mil fornecedores cadastrados no sistema. Além disso, mais de mil contratos já foram formalizados na plataforma, movimentando R$ 6,8 milhões em pequenas contratações de serviços de manutenção pelo país. O Contrata+Brasil foi criado para facilitar o acesso de microempreendedores e pequenos negócios às compras públicas, promovendo agilidade, transparência e inclusão produtiva.

Confira a Instrução Normativa nº 460/2025 na íntegra.