• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Nota técnica traz ajustes no layout da NFS-e nacional

Documento apresenta novos campos, regras tributárias e esclarecimentos operacionais para municípios e contribuintes

A Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (SE/CGNFS-e) divulgou, no dia 7 de fevereiro de 2026, a Nota Técnica nº 007, que reúne atualizações e orientações complementares sobre o leiaute da NFS-e padrão nacional.

Entre as principais novidades, o texto formaliza a inclusão de novos campos e regras voltadas à apuração do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), além da atualização do Anexo VII, que passa a contar com novos códigos indicadores da operação. O documento também promove ajustes nas informações relacionadas ao PIS e à COFINS, abordando critérios de arredondamento, tolerância de valores e a correta separação entre tributos devidos e retidos.

As alterações referentes ao PIS e à COFINS estarão disponíveis nos ambientes de Produção e de Produção Restrita (homologação e testes) a partir de 9 de fevereiro de 2026.

A Nota Técnica também esclarece pontos relevantes sobre novos fatos geradores formalizados por meio da NFS-e, orienta quanto à numeração das notas fiscais e detalha procedimentos relacionados à apuração do ISSQN no contexto da NFS-e Via.

O conteúdo completo da Nota Técnica nº 007, bem como seus anexos atualizados, já pode ser consultado na área de documentação técnica do Portal da NFS-e e deve ser observado tanto pelos municípios quanto pelos contribuintes que utilizam a plataforma nacional.