• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

eSocial: novas regras de validação entram em produção restrita nesta segunda-feira (6)

eSocial implementa novas regras e validações em diversos eventos a partir de hoje (6) em produção restrita. Saiba os impactos

A partir desta segunda-feira (6), começam a valer no ambiente de produção restrita do eSocial as alterações previstas no item 3.3 da Nota Técnica S-1.3 nº 06/2026, trazendo novos ajustes de validação e regras em diversos eventos do sistema.

As mudanças fazem parte da evolução dos leiautes do eSocial e têm como objetivo aprimorar a consistência das informações prestadas pelos empregadores, além de adequar o sistema a regras já atualizadas em versões anteriores.

De acordo com o cronograma oficial, essas alterações passam a vigorar hoje no ambiente de testes (produção restrita) e devem ser implementadas no ambiente de produção a partir de 27 de abril de 2026.

Ajustes impactam diversos eventos

Entre os principais pontos do item 3.3, destacam-se alterações em eventos relevantes como S-1200, S-2200, S-2299, S-2300, S-2399, S-2410, S-2500 e S-2501.

Uma das mudanças mais amplas envolve a validação de datas relacionadas a vínculos e desligamentos. O sistema passará a exigir, por exemplo, que determinadas datas informadas sejam iguais ou anteriores à data de óbito do trabalhador, quando aplicável.

Também foram incluídas validações específicas para situações de desligamento por falecimento, com verificação da situação cadastral e da data de óbito.

Exclusão de referência ao código de FGTS

Outro ajuste relevante é a exclusão de menções ao código de incidência de FGTS “71”, já retirado em nota técnica anterior. A alteração impacta diferentes eventos e regras, reforçando a necessidade de atualização dos sistemas das empresas.

Processos trabalhistas e órgãos públicos

No evento S-2500, relacionado a processos trabalhistas, houve mudanças importantes. Entre elas, a criação de novos campos e ajustes que permitem o envio de informações em casos de precatórios da Justiça Comum, especialmente para órgãos públicos.

Além disso, foram feitas correções nas regras de preenchimento de grupos e validações relacionadas à mudança de categoria e dados contratuais.

Regras e tabelas também foram atualizadas

As alterações não se limitam aos eventos. A Nota Técnica também promove ajustes em tabelas e regras do sistema, incluindo a criação de alertas para evitar o cadastro incorreto de autarquias e fundações públicas como estabelecimentos de órgãos públicos.

Preparação é essencial

Com a entrada em vigor no ambiente de produção restrita, as empresas e desenvolvedores de sistemas já podem iniciar testes e ajustes necessários para garantir conformidade antes da implementação definitiva no ambiente de produção.

A recomendação é revisar parametrizações, validar integrações e acompanhar eventuais inconsistências apontadas pelo sistema, evitando problemas futuros no envio das informações ao eSocial.